A hibernação
Pois, os animais pequenos têm mais habilidade para hibernar porque o metabolismo é frequentemente muito acelerado onde precisa de grande quantidade de energia para se preservarem aquecido.
Diferentes animais em diferentes meios usam mecanismos variados de alteração do metabolismo que podem ser classificados de hibernação e torpor.
Os morcegos e algumas espécies de pássaros passam por pequenas fases diárias em que seu metabolismo é encurtado. Este período é chamado de torpor e tem prazo e proporções menores.
Outras espécies de animais, como alguns peixes, crustáceos e jacarés, podem reduzir seu metabolismo quando se eleva a temperatura, ou quando, a quantidade de água disponível (na forma líquida, como em um rio, ou mesmo na forma de umidade do ar) cai a níveis graves para sua permanência. Esta hibernação que ocorre em estações quentes é chamada de estivação.
Até o simples ato de respirar ou até quando dormimos estamos gastando energia. Com os animais ocorre o mesmo. E, por isso, alguns deles usam esse estado de letargia como uma forma de conter ao máximo seu metabolismo, gastando menos energia. Sendo assim, a energia de que dispõe será suficiente para mantê-los vivos até que as condições do meio sejam favoráveis outra vez.
Existe ainda outro período de implantação para a fase de sonolência, é a escolha do lugar para à hibernação. Os ursos, preferem cavernas rasas para hibernar de forma a ficar protegidos, isso mantém a temperatura e percebem como está o clima lá fora. Há animais como, ouriços se abrigam em tocas no solo, os esquilos, em ocos das árvores.
Sem comentários :
Enviar um comentário