sábado, 10 de agosto de 2013

QUANDO DUAS MINHOCAS ACASALAM, AMBAS FICAM GRÁVIDAS?


É verdade, sim. A minhoca é um anelídeo hermafrodita, o que significa que ela é dotada ao mesmo tempo de sistemas reprodutores masculino e feminino. Com isso, é capaz de produzir tanto espermatozóides quanto óvulos. Mas, mesmo assim, ela não consegue se autofecundar. "Para haver a reprodução, a minhoca precisa de um parceiro", afirma o zootecnista Afrânio Guimarães, dono de uma empresa especializada na criação de minhocas. Durante o acasalamento, os poros masculinos de uma ficam encostados nos receptáculos seminais da outra, permitindo a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides. Ao final do "namoro", as duas minhocas trocam os gametas masculinos e ambas ficam fecundadas, ou seja, "grávidas".
Em seguida, cada uma vai para um lado e lança no solo seus ovos (cerca de dez), que saem envoltos numa espécie de casulo. Cada óvulo fecundado dará origem a um filhote. 
Os cientistas estimam que uma minhoca é capaz de gerar aproximadamente 500 minhoquinhas por ano. Existem cerca de 2 mil espécies desse animal - classificado dentro da ordem dos anelídeos - conhecidas no mundo. Aqui no Brasil, as mais comuns são a minhoca-do-brejo (Pheretima hawayana), a minhoca-da-noite (Lumbricus terrestris), que pode medir impressionantes 30 centímetros, e a vermelha-da-califórnia (Eisenia phoetida), a mais procurada pelos criadores porque produz húmus (um excremento usado como adubo orgânico) em grande quantidade, além de se reproduzir rapidamente.

fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...