sábado, 10 de agosto de 2013

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CARACOL E CARAMUJO?


É muito comum a confusão entre caramujo e caracol. Na verdade, são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. O caramujo é um animal aquático e respira por brânquias, enquanto o caracol é um animal terrestre e dotado de um pulmão. Portanto, se um caracol for lançado à água, ele morrerá afogado, pois sua anatomia não permite que o mesmo nade.
Esses moluscos têm corpo mole coberto por concha dura que serve como proteção. Pertencem ao grupo dos gastrópodes.
O corpo desses moluscos é formado por três partes: cabeça (com quatro tentáculos, dois menores que funcionam como olhos e dois maiores que servem para tato e olfato), massa visceral (que é envolvida pela concha e onde estão a maioria dos órgãos internos, como coração e pulmões) e pé (onde ficam boca e órgãos sensorais que têm ligação com os tentáculos). Conseguem rastejar com a ajuda de um tipo de muco que eliminam na parte de baixo do corpo.
A concha, na verdade, é seu exoesqueleto (é o contrário da gente, como se nosso esqueleto ficasse do lado de fora do corpo). A parte externa é dura, formada por carbonato de cálcio, o mesmo material dos ossos. É revestida por dentro por um tipo de pele, o manto, que permite que o bicho se recolha para dentro da concha. Ela nasce junto com o molusco, pequenininha como ele. Cresce aos poucos, alcançando o tamanho definitivo na fase adulta.




Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...