sexta-feira, 9 de agosto de 2013

POR QUE AS FORMIGAS ANDAM EM FILA INDIANA?






A explicação para este fato é que quando uma formiga encontra comida ela deixa um rastro de feromônio no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia.


As Formigas andam em filas tanto para localizar a posição do alimento em relação ao formigueiro quanto para se orientarem sobre o caminho a seguir.

Esta orientação é desenvolvida através da comunicação que é realizada pelas formigas através da emissão do Feromônio.
Ao longo da evolução, os insetos desenvolveram uma comunicação química característica, utilizada para a transferência de informações entre indivíduos da mesma espécie. Feromônios, são substâncias químicas excretadas por organismos vivos detectados por outros indivíduos da mesma espécie, produzindo mudanças de comportamento específicas.

A organização da vida das Formigas em sociedades somente é possível pela ação do feromônio, que proporciona o reconhecimento individual e a cooperação na execução das múltiplas atividades da colônia.

Logo, os Feromônios são substâncias produzidas por indivíduos para se comunicar com outros indivíduos da mesma espécie, essas substâncias produzidas por glândulas exócrinas especiais são secretadas e lançadas ao exterior de forma controlada, é uma mistura de substâncias químicas – multicomponentes, os odores e/ou sabores são percebidos pelos insetos por meio de células receptoras especiais presentes nas antenas, sensíveis a esta substância.

As mudanças de comportamento determinam a marcação de território, procura por parceiros, determinação de trilhas e alarme, geradas pela comunicação determinada pela excreção do hormônio Feromônio. Quantidades muito pequenas de Feromônio são suficientes para atrair insetos localizados à centenas de metros.

Para que as Formigas não se percam, deixam um rastro como se fosse o cheiro da colônia a que pertencem (determinado pela excreção do feromônio). A passagem constante de Formigas por esse caminho, reforça a quantidade de feromônio que ali é deixado, formando uma trilha.
Quando a fila das Formigas é interrompida, como por exemplo, quando passamos o dedo, retiramos o Feromonio ali deixado por elas, confundindo e desorientando-as mas, não demora muito e elas logo reorganizam-se ( por isso espalham-se buscando o cheiro da trilha) e encontrando o caminho marcado anteriormente por elas.

Nem todas as Formigas andam em fila. Essa característica varia dependendo da organização de cada espécie. Mas basicamente as Formigas operárias organizam-se em fila ao sairem do formigueiro em busca de alimento e ao retornarem também.

É interessante observar que de dentro do formigueiro a rainha comanda todas as atividades, liberando diferentes hormônios, e entre as Formigas operárias, ninguém manda em ninguém, elas andam organizadamente, sem atropelos, trabalhando bem pelo bem comum.

No caminho, as operárias esfregam a barriga no chão, deixando um rastro com o cheiro da colônia a que pertencem, para que ela mesma e as companheiras não se percam. Formigas não falam, mas os Feromônios, que são as substâncias que carregam odores, substituem com eficiência as palavras. No caminho para o formigueiro, a operária pára na frente de outra Formiga. As duas esfregam suas sensíveis anteninhas que são receptores moleculares, percebem que são da mesma colônia. Antes de seguir em frente, a operária divide um pouco da folha que leva para casa e avisa, com outro Feromônio: "Ali na frente tem algo que nos interessa".


fonte:proavirtualg58.pbworks.com



Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...